Nova pick-up Hilux 2024 é puro poder e tecnologia ligados à Toyota Tacoma dos EUA

Saiba tudo sobre a pick-up média mais amada e aguardada do Brasil

Nova pick-up Hilux 2024
(Foto: Divulgação)

A nova quarta geração da Toyota Tacoma pode ser o modelo mais ansiosamente esperado que chegará nos próximos anos. Se você está confuso ou confusa, vamos explicar: Tacoma é como a Hilux é chamada nos EUA, com algumas diferenças em relação ao Brasil. Ou seja, estamos falando da nova pick-up Hilux 2024.

A Tacoma e a Hilux não será idênticas em termos de visual. Cada uma delas atende aos requisitos do público e estratégia dos países onde rodam. Por outro lado, os carros são próximos um do outro em diversos aspectos, até mesmo na estética. A plataforma usada, por exemplo, é a mesma.

Lá em 1969 o nome “Hilux” foi usado para a nova pick-up da Toyota após o fim da Stout. O mundo todo recebeu a Hilux nessa nova empreitada da montadora japonesa entre os utilitários. Em 1976, nos EUA, o modelo foi reformulado para atender aos norte-americanos. Em 1995, o modelo ganhou o nome de Toyota Tacoma por lá.

Nova pick-up Hilux 2024 entra em movimentos estratégicos da marca

Nova pick-up Hilux 2024 EUA
(Foto: Divulgação)

Muitas pessoas adoram a Tacoma e a Hilux. As vendas sempre foram fortes, e a pick-up média é mais popular agora do que nunca. A qualidade de construção de Tacoma é formidável, e os valores de revenda permaneceram absurdos. O mercado brasileiro para a Hilux diz a mesma coisa.

Mas quase todo mundo que ama a Tacoma quer algo mais dela, nos EUA, seja um melhor desempenho para desafiar rivais como a Colorado ZR2 e o Jeep Gladiator Rubicon, uma cabine mais espaçosa e familiar ou melhor economia de combustível com um motor híbrido ou mesmo elétrico.

A Toyota, então, está sob muita pressão para garantir que a próxima geração da Tacoma tenha mais do que os compradores querem, sem comprometer as coisas que tornaram o legado tão importante, até hoje. A pergunta feita foi: “como melhorar o modelo sem perder a clientela que já o ama?”.

Vamos ao que sabemos até agora sobre como será a quarta geração da Tacoma e como isso afetará a Hilux.

Primeiras possibilidades trazidas por vazamentos online

Nova pick-up Hilux 2024 elétrica
(Foto: Reprodução)

Sites especializados em carros descobriram fotos de patentes brasileiras do que pode ser o Toyota Tacoma 2024. As imagens foram publicadas em 24 de janeiro de 2023. Como o registro foi feito no Brasil, podemos ver aqui as possibilidades a respeito da nova pick-up Hilux 2024.

As fotos se parecem com o que se esperava que a Tacoma fosse: uma versão menor da nova Tundra. Eles também se assemelham ao conceito Pic-kup EV (pick-up elétrica), que pode ter antecipado o design da Tacoma 2024.

Primeira olhada no interior da Toyota Tacoma 2024

A GM Authority e vários outros sites automotivos receberam o que parecem ser fotos espiãs do novo interior do Toyota Tacoma 2024. Está sob muita camuflagem. Mas parece o que foi antecipado com modernização e influências substanciais da nova Tundra.

A tela está executando o novo sistema de multimídia da Toyota, mas é menor do que a enorme tela de 14 polegadas disponível na Tundra.

Como será a nova Hilux 2024?

picapes mais vendidas
(Foto: Divulgação)

A Toyota disse que quer que todos os modelos tenham pelo menos uma opção híbrida até 2025. E de acordo com um relatório do The Fast Lane Truck citando uma “fonte privilegiada”, a Tacoma oferecerá um híbrido como uma das duas opções de motor e abandonará o motor V3 de 5,6 litros.

O relatório diz que o motor base será o novo 2.4 litros de quatro cilindros em linha turbo da Toyota usado no Highlander. Ele produz 265 hp e 309 lb-ft no Highlander. O Tacoma deve ter mais potência e torque do que isso. O eventual ajuste pode ser mais próximo do Lexus NX, onde esse motor produz 275 cv e 317 lb-ft.

A TFL diz que o motor de atualização será o motor Hybrid Max usado no novo Toyota Crown. É uma versão híbrida do 2.4 litros turbo de quatro cilindros em linha que, na especificação Crown, produz 340 cv e 400 lb-ft de torque. Esse motor seria competitivo com o 2.7 litros de quatro cilindros em linha que a GM está colocando nos novos Chevy Colorado e GMC Canyon.

Esse movimento acompanha a implantação de híbridos pela Toyota na nova picape Tundra e no SUV Sequoia – usando-os para desempenho versus eficiência total.

Como são modelos praticamente gêmeos, podemos ver esses planos em processo de ralização também para a Toytao Hilux, inclusive a brasileira.

O TRD Pro pode não ser o melhor acabamento da Tacoma 2024

Nova pick-up Hilux 2024 tacoma
(Foto: Reprodução)

A fonte da TFL também diz que o Tacoma receberá um novo acabamento off-road Trailhunter que provavelmente ficará acima do TRD Pro no preço e se concentrará mais em acampar e rastejar rochas. A Toyota revelou a versão Trailhunter Concept da Tundra na SEMA e observou que vários veículos receberiam o tratamento. Mais detalhes são esperados sobre a versão de produção no próximo ano.

Quando chega a Hilux 2024?

A Toyota ainda não confirmou nada. A melhor aposta agora é uma revelação em algum momento de 2023 para o ano modelo de 2024. A maioria dos relatos tem a Tacoma chegando após o novo 4Runner, que ainda não foi revelado. E a Toyota já anunciou atualizações para a atual geração da Tacoma para o ano modelo 2023.

A Hilux 2024 deverá ser anunciada pouco depois, afinal, está, de certa forma, ancorada à Tacoma. Sendo assim, podemos ficar de olho no que acontece nos EUA para termos ideia do que está a caminho para o mercado da América do Sul

Que plataforma o Tacoma 2024 usará?

Nova pick-up Hilux 2024 preço
(Foto: Reprodução)

A Toyota está atualizando seus caminhões para a nova plataforma de caminhões TNGA-F de carroceria sobre quadro, que está sustentando o novo J300 Land Cruiser, o novo Toyota Tundra, o novo Toyota Sequoia e o Lexus LX 600. Espera-se que o novo 4Runner e o novo Tacoma recebam uma versão menor para veículos de médio porte.

A Toyota Tacoma 2024 receberá uma suspensão traseira com suspensão helicoidal?

O pessoal da TFL pegou o que parece ser a próxima geração de testes de Tacoma no Colorado. A placa do Texas – onde a Toyota está sediada – e a camuflagem pesada apoiam essa presunção.

A Toyota parece particularmente preocupada em mascarar a traseira do caminhão, o que sugere que o Tacoma seguirá o exemplo da Tundra com uma suspensão traseira suspensa enrolada – melhorando drasticamente o manuseio e a qualidade da condução.

A Toyota vai construir uma nova pick-up Hilux elétrica junta com a Tacoma elétrica?

A Toyota anunciou alguns planos ambiciosos de veículos elétricos em dezembro. Esses planos incluíam um conceito de picape elétrica, que deve estar na estrada nos próximos anos. A Toyota não confirmou que este conceito é um Tacoma elétrico. Mas se parece muito com uma Tacoma elétrica. A Motortrend espera que o Tacoma elétrico chegue no 3º trimestre de 2024.

A Toyota Tacoma manterá sua transmissão manual?

transmissão automática picapes
(Foto: Divulgação)

Imagina-se que a próxima Tacoma perderá o câmbio manual. A Toyota vem eliminando gradualmente as transmissões manuais de sua linha de produtos, e a Tacoma é uma das duas únicas picapes (junto com a Jeep Gladiator) que ainda oferece uma mudança de braço nos acabamentos TRD e a taxa de tomada para isso é baixa. Livrar-se do manual para economizar custos seria tentador, especialmente se o Tacoma adicionar uma opção elétrica ou híbrida.

A nova pick-up Hilux 2024 e a Toyota Tacoma receberão uma nova transmissão automática?

Sim. Uma grande crítica ao modelo atual é o seu automático de seis velocidades. Todos os concorrentes da Tacoma apresentam unidades de oito, nove ou 10 velocidades. A transmissão receberá uma atualização junto com os motores.

A Toyota emparelha uma transmissão de oito velocidades com o turbo de 2,4 litros de quatro cilindros em linha, o que deve ser uma boa aposta para o modelo base. A Toyota usa um de seis velocidades para o Hybrid Max tanto no Crown quanto no novo Lexus RX, que pode chegar ao Tacoma nesse motor.

Leia também:

Nova pick-up Saveiro 2024 altera visual para encarar Montana e Strada

Novo Ford Mustang 2024 tem força incrível e visual segue como destaque

Nova pick-up GMC Syclone 2023 quer voltar a ser a mais rápida do mundo em projeção incrível